-
Arquitetos: VOID Studio
- Ano: 2022
-
Fotografias:Zaickz Moz
Texto de Fernanda Escárcega Ch. Uma vista de rua impactante. A recepção e a sala de espera são tão confortáveis quanto atraentes. Microblading em espaços privados com aparência e função clínica. Estações de cabelo, pedicure, manicure e sobrancelhas e acessíveis à vista de uma embaixadora que, a todo o momento, cuida da experiência de cada uma das clientes e do trabalho eficiente das mais de trinta pessoas que trabalham em cada unidade.
Atender às demandas da diversidade de serviços e do número de clientes da Leonora foi um desafio que o escritório de arquitetura decidiu abordar a partir do conceito de movimento. Energia, dinamismo, circulação e curvas; após entender a natureza do funcionamento das filiais e os pontos substanciais de sua identidade, a Void criou uma proposta arquitetônica que transmite os atributos da marca e responde às necessidades de um estúdio de beleza desse porte.
O fluxo natural dos ramos integrou-se, a diferentes níveis, ao longo do espaço: nos veios da madeira, nos degraus sinuosos do piso, nos icônicos arcos dos espelhos e na instalação de nuvens de tecido transparente no forro.
A sensação de amplitude é conseguida através do uso do vidro (interior e exterior) e da incorporação ritmada de espelhos que ampliam e amplificam a percepção, não só do local mas também do que se passa no seu interior. Esta seleção de materiais reforça também a sugestão do atelier como um aparador dentro do qual a cliente ocupa um lugar de destaque e de estrela, enquadrada pelo brilho sutil da placa de latão que coroa cada posto de trabalho.
Totalmente transparentes pela parede de vidro, os icônicos arcos, a escadaria e as ilhas de serviço desenham curvas que ordenam e decoram. A loja de pé-direito duplo abre-se para o exterior, evocando a imagem de um aparador e replicando o mecanismo de amplificação que, jogando com os reflexos, faz desaparecer o espaço e a experiência das suas clientes.
As cores alcançam um calor doce que brilha na luz natural e é acentuado pelo design de iluminação e brilhos das placas de latão em torno de espelhos, colunas, balcões e mesas de trabalho.
Quase invisível, no chão, a precisão das linhas e a disposição dos móveis conciliam ordem e circulação. Da mesma forma, a qualidade serena das texturas orgânicas da madeira se integra ao ritmo dinâmico gerado pela sucessão de degraus, estações e cadeiras.